JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa Especial : Mais Um Ano Novo

Programa Jovem



TEMA: Mais Um Ano Passou, Breve Cristo Voltará.

HINOS INICIAIS:

ORAÇÃO INICIAL



INTRODUÇÃO



- Mais um ano está acabando; Mais perto estamos da volta de Jesus.

- Relembrar os últimos acontecimentos; Pedir ao público que digam alguns acontecimentos que mostram a breve volta de Jesus.

- Ênfase papal na guarda do domingo

- Movimentos Ecumênicos

- Aumento dos Falsos Profetas

- 21 de Setembro de 2001

- Tsunami 2004

- Violência nas Grandes Cidades

- Furacão Katrina

- Furacão Catarina

- Corrupção

- Guerras no Oriente Médio

- Diante da época em que vivemos, devemos pelo menos tomar 4 decisões essenciais.



1° DECISÃO - Se posicionar ao lado de Deus e olhar somente para Jesus



Temos de olhar a Jesus, estudar Suas palavras, orar pedindo Seu Espírito. Devemos mais freqüentemente estar a sós com Deus, em meditação e oração. Oremos mais e falemos menos. Não podemos confiar em nossa própria sabedoria, nossa experiência, nosso conhecimento da verdade; temos de ser alunos diários, aguardando instruções de nosso Mestre celestial, e então, sem atentar para o conforto, o prazer ou conveniência, temos de seguir para frente, sabendo que fiel é Aquele que nos chamou.



Se o inimigo puder levar os desanimados a desviar de Jesus os olhos, a olhar para si mesmos e ocupar-se com sua própria indignidade, em vez de considerar a dignidade de Jesus, Seu amor, Seus méritos e Sua grande misericórdia, ele lhes tirará os escudo da fé e alcançará seu objetivo; e eles ficarão expostos às suas terríveis tentações. Os fracos, portanto, deverão olhar para Jesus, e crer nEle. Então exercitarão a fé.



Não façamos como temos feito, tornando-nos desconsolados quanto a algum futuro fardo do amanhã. Executai alegremente vossos deveres de hoje. Precisamos ter a fé de hoje, a confiança de hoje em Jesus. Hoje posso olhar e viver. Hoje porei minha confiança em Deus. Hoje repousarei em quietude e paz, mantida pelo poder de Deus. Que possamos dizer: "O Senhor será glorificado por eu ser alegre e feliz na segurança de Seu amor - hoje!"



2° DECISÃO - Ler mais a Bíblia



É apropriado e correto ler a Bíblia; mas o vosso dever não termina aí; pois deveis examinar as suas páginas por vós mesmos. O conhecimento de Deus não é obtido sem esforço mental, sem oração por sabedoria a fim de poderdes separar o genuíno grão da verdade da palha com que os homens e Satanás têm deturpado as doutrinas verdadeiras. Satanás e sua confederação de agentes humanos têm procurado misturar a palha do erro com o trigo da verdade. Devemos buscar diligentemente o tesouro escondido e pedir sabedoria do Céu para separar as invenções humanas das ordens divinas. O Espírito Santo auxiliará o que procura grandes e preciosas verdades relacionadas com o plano da redenção.



O estudo diário das Escrituras tem influência santificadora, enobrecedora, sobre o espírito. Ligai o volume sagrado ao vosso coração. Ele se vos mostrará amigo e guia na perplexidade. Muitos jovens encontram tempo para ler outros livros, mas aquele que indica o caminho da vida eterna não é diariamente estudado. Esse Livro é nosso guia para uma vida mais elevada e santa.



Bem pouco benefício, porém, se tira de uma leitura apressada das Escrituras. Poder-se-á ler a Bíblia inteira e contudo deixar de reconhecer-lhe a beleza ou compreender-lhe o sentido profundo e oculto. Uma passagem que se estude até que seu sentido seja claro ao espírito e evidente sua relação para com o plano da salvação, é de maior valor do que a leitura de muitos capítulos sem ter em vista nenhum propósito definido e sem adquirir nenhuma instrução positiva. Levai convosco a Bíblia. Quando tiverdes oportunidade, lede-a; fixai as passagens na memória. Mesmo enquanto estais a andar pela rua, podeis ler uma passagem e meditar sobre ela, fixando-a assim.



3° DECISÃO - Ressuscitar o culto familiar



O culto familiar não deve ser governado pelas circunstâncias. Não deveis orar ocasionalmente e, quando tendes um grande dia de trabalho à vossa frente, negligenciar a oração. Assim fazendo, levais os filhos a considerar a oração sem importância especial. Muito significa a oração para os filhos de Deus, e as ofertas de gratidão devem ascender diante de Deus de manhã e à tarde.



No culto familiar, tomem parte também as crianças, cada qual com sua Bíblia, lendo dela um ou dois versículos. Cante-se então um hino preferido, seguido de oração. Desta, Cristo nos deixou um modelo. A oração do Senhor não foi destinada para ser simplesmente repetida como uma fórmula, mas é uma ilustração de como devem ser as nossas orações - simples, fervorosas e abarcantes. Em singela petição, contai ao Senhor as vossas necessidades e exprimi gratidão por Suas bênçãos.



O pai, que é o sacerdote da família, deve dirigir os cultos matutino e vespertino. Não há razão para que esse não seja o exercício mais interessante e agradável da vida no lar, e Deus é desonrado quando ele se torna sem vida e tedioso. Sejam os períodos de culto familiar curtos e espirituais. Não deixeis que vossos filhos, ou qualquer membro da família, os tema, devido à sua monotonia ou falta de interesse. Quando um capítulo comprido é lido e explicado e se faz uma longa oração, esse precioso culto se torna enfadonho e é um alívio quando passa.



Tornai a vida no lar tanto quanto possível semelhante ao Céu. Não se esqueçam os membros da família, ao se reunirem ao redor do altar familiar, de orar pelos homens que estão em posição de responsabilidade na obra de Deus. O culto familiar pode tornar-se agradável, e será acompanhado de resultados que só a eternidade revelará.





4° DECISÃO - Fazer apenas as coisas que agradam a Jesus



Devemos estar sempre unidos a Cristo e praticar bons frutos. Deus se agrada ao ver os Seus filhos obedecendo aos Seus mandamentos. É nosso privilégio dar essa alegria ao nosso Pai celeste. Ele nos convida hoje para fazer as mesmas obras que o Seu amado Filho fez enquanto esteve aqui na terra. Através de Seu Espírito, Jesus nos recorda a ajudar os necessitados, a curar os enfermos, a alimentar os famintos e levar a luz da verdade aos corações rodeados pelas trevas.



Não devemos cerrar as portas de nossos corações à luz divina, recusando-se a andar nela, ao ter brilhado sobre nós. A busca pela pureza do coração, o favor de Deus e sua esperança do Céu, deve ser mais fervorosa do que era quando ainda não havíamos recebido a luz que temos hoje. Deus deseja que nossa mente seja impressionada, despertada e instruída por Suas sagradas verdades. Deseja Ele que as coisas da natureza que agradam aos nossos sentidos mantenham a atenção e imprimam na mente as verdades bíblicas.



Não temos tempo agora para gastar em buscar as coisas que agradam unicamente aos nossos sentidos. É preciso esquadrinhar o coração. Necessitamos, com lágrimas e confissão de nossos pecados, aproximar-nos mais de Deus; e Ele Se aproximará de nós.





MOMENTO DE GRATIDÃO



• Por que ser gratos a Deus?

As respostas a essa pergunta são mais numerosas do que as estrelas no céu. Deus nos deu vida, e preparou um mundo especial para nos agradar. Ele é a fonte das nossas necessidades diárias. Mas, o discípulo de Cristo sente gratidão por outras razões, além das bênçãos materiais. Considere alguns dos motivos da gratidão do servo de Deus:



• Motivos materiais / terrestres / físicos:



Deus nos dá alimentos e as necessidades da vida (Mat. 6:30-34).

Somos abençoados com famílias (Sl 127:3).

A presença e o bem-estar / segurança de pessoas queridas (At 28:15).

A proteção divina e as vitórias nesta vida (Esd 8:31).



•Motivos espirituais /celestes / eternos:



A salvação através da morte do Filho de Deus (Jo 3:16).

A salvação pela graça em Jesus (Colos 1:12).

O Senhor revelou a sua palavra de maneira que a podemos entender (Lc 10:21).

A fé e fidelidade de irmãos espirituais (2 Tes. 1:3).

Temos, em Cristo, a vitória sobre a morte (1 Co 15:55-57).

Deus Todo-Poderoso reina sobre todos (Dn 7:27).



Temos esses e muitos outros motivos para ser gratos a Deus. Resumindo, devemos lembrar que Deus é a fonte de todas as coisas boas que recebemos (Tiago 1:17). Ele nos ama e mostra o seu amor em tudo que faz para conosco. Devemos viver constantemente agradecidos ao Senhor.



HISTÓRIA DE GRATIDÃO



O homem por detrás do balcão olhava a rua de forma distraída. Uma garotinha se aproximou da loja e amassou o narizinho contra o vidro da vitrine. Os olhos da cor do céu, brilhavam quando viu um determinado objeto. Entrou na loja e pediu para ver o colar de turquesa azul.

- É para minha irmã. Pode fazer um pacote bem bonito? - Disse ela.

O dono da loja olhou desconfiado para a garotinha e lhe perguntou:

- Quanto de dinheiro você tem?



Sem hesitar, ela tirou do bolso da saia um lenço todo amarradinho e foi desfazendo os nós. Colocou-o sobre o balcão e feliz, disse:

- Isso dá?



Eram apenas algumas moedas que ela exibia orgulhosa.

- Sabe, quero dar este presente para minha irmã mais velha. Desde que morreu nossa mãe ela cuida da gente e não tem tempo para ela. É aniversário dela e tenho certeza que ficará feliz com o colar que é da cor de seus olhos.

O homem foi para o interior da loja, colocou o colar em um estojo, embrulhou com um vistoso papel vermelho e fez um laço caprichado com uma fita verde.

- Tome!, disse para a garota. Leve com cuidado.

Ela saiu feliz saltitando pela rua abaixo. Ainda não acabara o dia quando uma linda jovem de cabelos loiros e maravilhosos olhos azuis adentrou a loja. Colocou sobre o balcão o já conhecido embrulho desfeito e indagou:

- Este colar foi comprado aqui?

- Sim senhora.

- E quanto custou?

- Ah!, falou o dono da loja. O preço de qualquer produto da minha loja é sempre um assunto confidencial entre o vendedor e o cliente.

A moça continuou:

- Mas minha irmã tinha somente algumas moedas! O colar é verdadeiro, não é? Ela não teria dinheiro para pagá-lo!



O homem tomou o estojo, refez o embrulho com extremo carinho, colocou a fita e o devolveu à jovem.



- Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa pode pagar. ELA DEU TUDO O QUE TINHA.

O silêncio encheu a pequena loja e duas lágrimas rolaram pela face emocionada da jovem enquanto suas mãos tomavam o pequeno embrulho.

"Verdadeira doação é dar-se por inteiro, sem restrições.

Gratidão de quem ama não coloca limites para os gestos de ternura.

Seja sempre grato, mas não espere pelo reconhecimento de ninguém.

Gratidão com amor não apenas aquece quem recebe, como reconforta quem oferece."





MOMENTOS PARA AGRADECER A DEUS PELO ANO QUE PASSOU



ORAÇÃO PARA OS AGRADECIMENTOS



CONCLUSÃO



"Ao entrardes em novo ano, fazei-o com a sincera resolução de vos dirigirdes para a frente e para cima. Seja vossa vida mais elevada e exaltada do que o foi até aqui. Não permitais que vosso alvo seja buscar vossos próprios interesses e prazeres, mas avançai na causa de vosso Redentor. Não permaneçais numa posição em que sempre necessitais servir-vos, e onde outros vos precisarão ajudar a conservar-vos no caminho estreito. Deveis ser fortes para exercerdes influência santificadora sobre outros. Podeis estar onde o interesse de vossa alma seja levado a fazer o bem aos outros, a confortar os tristes, a fortalecer o fraco, e a dar vosso testemunho em favor de Cristo onde quer que se vos ofereça uma oportunidade. Tende o alvo de em tudo, sempre, e em qualquer lugar honrar a Deus. Fazei com que vossa religião esteja em tudo". – Testemunhos , Vol. II, págs. 261 e 262.



HINO FINAL:



ORAÇÃO FINAL


Colaborador: Gustavo Kalemkarian